a solidariedade perto de você
 

Como funciona o Vizinho do Bem

O Vizinho do Bem é uma plataforma criada emergencialmente para conectar pessoas que estejam dispostas a ajudar outras pessoas em situação de maior risco de exposição ao COVID-19. Seja, por exemplo, comprando produtos em supermercados e farmácias, ou apenas resolvendo coisas mais simples como levar o cachorro para passear.

O uso da plataforma é gratuito, espalhe essa ideia e ajude um vizinho que precisa, a enfrentar esse momento difícil. Juntos somos mais fortes!

Funciona muito simples: você preenche um cadastro com seus dados e dizendo se precisa de ajuda ou quer ajudar, nosso time analisa as proximidades entre a ajuda e o voluntário e conectamos por WhatsApp assim que acharmos uma correspondência. Após a conexão feita, toda a apresentação e relação fica por conta das duas partes.

Preciso de ajuda, como me cadastrar?

Estamos aqui para isso! Se você precisa de ajuda clique em Preciso de Ajuda e informe seus dados (nome, telefone, endereço) e uma descrição do tipo de ajuda que necessita e confirme a veracidade dos dados informados. Feito isso, nosso time entrará em ação para achar o mais rápido possível um voluntário perto de você que possa ajudar. Gostaríamos de lembrar que existem neste momento muitas pessoas precisando da ajuda solidária de um vizinho para enfrentar a ameaça do COVID-19. Pedimos que só envie um pedido se realmente estiver precisando.

Quero ajudar, como me cadastrar?

Para se cadastrar você deve clicar em Quero Ajudar e preencher suas informações de contato (nome, telefone, endereço) e a descrição sobre no que você pode ajudar e aceitar os termos e condições descritos na página. Você entrará na nossa base de dados e assim que tivermos um pedido de ajuda próximo à sua localidade, entraremos em contato via Whatsapp!

Contato feito, e agora?

Após a ponte feita, o voluntário entrará em contato com quem solicitou ajuda e juntos definirão como será todo o processo de ajuda. Além de seguir as orientações de segurança, combinem previamente como será realizado o pagamento de itens de supermercado e farmácias, caso seja esse tipo de ajuda a ser feita. É de extrema importância que esses acordos sejam realizados antes de qualquer ação.

Caso a ajuda seja relacionada a passeios com cachorros pedimos que se certifique em manter os cuidados com o animal e seguir as orientações e cuidados a serem tomados. Não esqueçam de lavar as mãos e higienizar a coleira.

Reforçamos também alguns pontos de segurança e higiene em casos de compras no supermercado e farmácias e de como as entregas:

  • Evitar ao máximo encostar as mãos em corrimãos ou em móveis públicos;
  • Não cumprimentar com apertos de mão, beijos e abraços;
  • Deixar as compras a pelo menos 1 metro de distância de quem vai recebê-las;
  • Ao tossir e espirrar, cobrir o nariz e boca com o cotovelo flexionado;
  • Não tocar olhos, nariz e boca enquanto estiver com os produtos a serem entregues
  • Após pegar as compras, lavar as mãos novamente com água e sabão;
  • Se possível, higienizar embalagens compradas ao recebê-las.

Outras Dicas

Continuem evitando sair de casa conforme orientações das autoridades internacionais e mantenha a rotina de higiene lavando sempre as mãos por pelo menos 20 segundos e utilizando álcool em gel 70%.

Agradecemos a colaboração de todos e pedimos que sigam as orientações de higiene e segurança a todo momento evitando assim o aumento na contaminação por coronavírus (Covid-19). Nesse material separamos informações e orientações da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo sobre o Coronavírus incluindo informações sobre cuidados e prevenções.